Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Atividades Educativas

Atividades para educação infantil, atividades educativas, atividades de alfabetização, jogos,

Atividades Educativas

Atividades para educação infantil, atividades educativas, atividades de alfabetização, jogos,

Avaliação de Língua Portuguesa para o 4º Ano - Simulado

Sofia, 06.04.13
Atividades para o simulado do 4º ano
1) – Veja os ingredientes do Doce de Banana:
Ingredientes:
- 6 bananas prata bem maduras
- 100 g de açúcar
- 10 g de canela em pau
5 g de cravo
- 10 ml de suco de limão
Marque o quadrinho onde aparecem os ingredientes em ordem alfabética.
A)  limão – banana – canela – açúcar - cravo          
B)  açúcar – banana – limão -  canela – cravo       
C)   canela – cravo – limão -  açúcar – banana          
D)  açúcar – banana – canela – cravo - limão
2)  Leia o texto.
(...) A galinha tentou ver por um buraco de fechadura. Já ia espiando por debaixo da porta, quando o macaco apareceu na janela.
Ele estava rindo. Oh, estava lindo, no seu casaco novo, que também havia sido presente. Galinha fez um convite, macaco aceitou, e os dois saíram para passear.
Seguindo por uma trilha, eles logo encontraram a cabra.
Os amigos, galinha, macaco, cabra, trocaram elogios (...).
LISBOA, Elizete. Firirim finfin. São Paulo: Paulinas, 2007.
No trecho “Oh, estava lindo, no seu casaco novo, 
que também havia sido presente.”, 
quem ganhou um casaco novo foi
A)    A galinha.  
                                       .
B)    A cabra.       
C)    O macaco
D)  os cabritinhos.
3) – Leia o texto:
Continho
               Era uma vez um menino triste, magro e barrigudinho.
 Na soalheira danada de meio-dia, ele estava sentado na poeira do caminho, 
imaginando bobagem, quando passou um vigário a cavalo.
               - Você, aí, menino, para onde vai à estrada?
               - Ela não vai não: nós é que vamos nela.
               - Engraçadinho duma figa! Como você se chama?
               - Eu não me chamo, não, os outros é que me chamam de Zé.
MENDES CAMPOS, Paulo, Para gostar de ler – Crônicas. São Paulo:Ática, 1996
No trecho “Como você se chama?”, A frase é?
A) Interrogativa.              
B) Exclamação.     
C) Negativa.
D) Afirmativa.
4) Observe as palavras e marque a alternativa correta de acordo com os
 encontros vocálicos.
BALÃO   -   PARAGUAI   -   SAÚDE
A) Hiato    -   Tritongo   -   Ditongo
B) Ditongo   -   Tritongo   -   Hiato
C) Ditongo   -  Hiato   -   Tritongo
D) Tritongo   -   Ditongo   -   Hiato
4) Marque a alternativa correta.
A)    Discurso – asado -  conssistência
B)    assado  -  consistência  -  discurso
C)     Descursso  - consistência  - azado
D)    Nenhuma das alternativa
5) Escolha a alternativa com as palavras acentuadas corretamente.
A)    Báu  -   Hoteís   -   Juízo
B)    Baú  -   Hóteis  -  Júizo
C)    Baú  -  Hotéis -  Juízo
D)    Nenhum das alternativas.
6) Marque a alternativa onde o x tem o som de ch nas palavras abaixo:
A)    Exame  -  Exemplo  -  exaustor
B)    Máxima  -  Explicou  -  Exclamação
C)    Anexo  -  boxe -  táxi
D)    Lixeiro -  bexiga -  caixa
7) Classifique as palavras abaixo quanto à sílaba tônica.
Animais  -  sapo  -  pássaro
A)    Paroxítonas  -  Proparoxítonas  -  Oxítonas
B)    Proparoxítonas  -  Paroxítonas  -  Oxítonas
C)    Oxítonas  -  Paroxítonas  -  Proparoxítonas
D)    Paroxítonas  -  Oxítonas  -  Proparoxítonas
8)  Marque a frase que tem o sinônimo da palavra GANHAR.
A)    A garota perdeu o anel.
B)    O menino Ganhou uma bola.
C)    A Garota recebeu um grande presente.
D)    Nenhuma das alternativas.
9) Marque a frase que tem o antônimo da palavra QUENTE.
A)    A água da panela está fervendo.
B)    O cachorro se queimou.
C)    O clima está muito quente.
D)    Aqui é muito frio.
10) Escolha a alternativa com as palavras acentuadas corretamente.
A)    Tricô -  robô – português.
B)    Trico – robo  - portugues.
C)    Tríco – róbo – pórtugues.
D)    Nenhuma das alternativas.
11) Leia a frase e marque a alternativa que a frase se transformou em frase negativa.
EU SINTO, EU VEJO, EU OUÇO!
A)    Eu sinto, eu não vejo, eu ouço.
B)    Eu não sinto, eu não vejo, eu não ouço.
C)    Eu sinto, eu vejo, eu não ouço.
D)    Nenhuma das alternativas.
12) Marque a alternativa onde aparece os dígrafos das palavras abaixo:
CARRO – CHUVISCO – NASCIDO – PASSO
A)    CH – LH – GU – QU
B)    PA – CI – VI – CA
C)    RR – CH – SC – SS
D)    VIS – DO – PA – CA